A escuta ativa melhora o convívio no condomínio
- MK Síndico

- 12 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de out. de 2023
A boa comunicação é fundamental para a convivência, seja nas relações pessoais ou profissionais. Em um condomínio não é diferente, pois se trata de um espaço onde o convívio entre as pessoas é grande e este precisa ser harmonioso.
Por isso, desenvolver a escuta ativa é fundamental para o trabalho do síndico, pois a mesma o ajuda a ter uma conversa dinâmica e objetiva sobre qualquer assunto, além de demonstrar respeito e atenção pelo interlocutor.
Praticar a escuta ativa não é uma tarefa difícil, diferente do ato de falar, onde precisamos colocar alguma ideia em prática, escutar exige menos esforço e pode ser feito com qualquer um.

O que é escuta ativa?
A escuta ativa é quando, durante o diálogo, quem está ouvindo volta toda a atenção para o diálogo, mantendo a conversa eficiente, compreendendo todas as falas do interlocutor.
Quando estamos em uma conversa, é normal ocorrerem momentos de distração pelos mais diversos motivos, como desviar a atenção para o que acontece em volta, pensar o que vamos dizer sobre o assunto conversado, entre outras interrupções.
Por isso, a escuta ativa funciona como uma técnica de comunicação que mantém o diálogo linear e eficiente, fazendo assim uma comunicação mais assertiva.
Escuta ativa: benefícios
A escuta ativa garante excelentes benefícios para o convívio nos ambientes de trabalho e pessoal. Confira os principais:
desenvolve a confiança entre síndico e morador;
desenvolve a empatia;
melhora o relacionamento com as pessoas no condomínio;
diminui falhas na comunicação.
Esta postura facilita o diálogo e garante que os conflitos sejam solucionados de maneira mais eficiente.
Como escutar ativamente
Não existe uma fórmula mágica, a única forma de melhorar a escuta ativa é praticando com o maior número de pessoas, porém, algumas dicas podem facilitar o seu desenvolvimento. Confira algumas:
Faça uso da empatia
Colocar-se no lugar do outro para entender o que está causando o problema também é função do síndico, pois é preciso compreender bem a situação e a empatia fará com que o interesse em ouvir e entender seja ainda maior.
Portanto, participar das conversas com empatia desenvolve uma boa escuta e o morador perceberá que sempre quando falar com você será ouvido.
Evite se distrair
Manter a atenção em um diálogo importante requer que o síndico evite qualquer tipo de distração que possa prejudicar esse contato, como um celular tocando.
Diferente da escuta passiva, que permite ouvir e fazer diversas atividades, para realizar a escuta ativa é necessário dar atenção total à conversa, mostrando que está verdadeiramente interessado no que o interlocutor está dizendo.
Portanto, desligue o telefone e evite qualquer outro incômodo durante uma reunião de moradores, ou mesmo, quando estiver em uma conversa importante com um condômino.
Pergunte
Fazer perguntas durante um diálogo torna a comunicação mais interessante e gera um interesse maior em entender o que o outro pretende, portanto, é muito importante fazer perguntas pertinentes em uma reunião, ou mesmo, em um simples diálogo com um morador.
Ao fazer disso um hábito, se desenvolve cada vez mais a escuta ativa, mantendo o foco no assunto que está sendo abordado.
Entendemos que a escuta ativa é de grande valia para melhorar a comunicação e o convívio no condomínio, pois facilita o diálogo e elimina potenciais conflitos, de maneira pacífica e eficiente.
Seu condomínio está precisando de uma administração eficiente, que passe segurança e confiança aos moradores?
Entre em contato conosco ou acesse nosso site e peça uma proposta.
📞11 97205-5176 (WhatsApp) e 13 99690-6084 (WhatsApp)
✉ marcos@mksindico.com.br





Comentários