Ronda de segurança em condomínios
- MK Síndico

- 15 de set. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de out. de 2023
Com os índices de criminalidade aumentando no Brasil, uma atenção especial com a proteção patrimonial se faz cada vez mais necessária, fazendo com que a busca por soluções de segurança venha crescendo a cada ano.
A ronda de segurança é uma solução que atua de forma preventiva em condomínios de médio e grande porte, sendo uma operação que complementa de maneira eficaz praticamente qualquer projeto de segurança, inclusive o serviço de Segurança Perimetral.
Neste artigo iremos falar sobre o que é e por quais motivos a ronda de segurança é tão importante para a proteção dos funcionários e condôminos.

O que é Ronda de Segurança 24h?
Com forte efeito preventivo, a ronda de segurança inibe com muito mais eficiência potenciais ações criminosas, garantindo mais tranquilidade e proteção aos residentes do condomínio.
O termo ronda patrimonial ou ronda de segurança é usado para as rondas realizadas pelo vigilante, sejam elas motorizadas, a pé ou mesmo a ronda a pé com um cão.
Ao lado do controle de acessos, a ronda de segurança é um dos principais apoios da vigilância privada, ajudando na prevenção e manutenção da ordem local.
Devido à sua possibilidade de ser personalizada, ou seja, ser adaptada ao perfil de cada local, a ronda patrimonial vem sendo muito utilizada por condomínios fechados, devido à sua extensão perimetral.
Qual a importância da ronda de segurança?
Contratar os serviços de uma ronda de segurança irá contribuir para a valorização do patrimônio, além de aumentar a sensação de tranquilidade e proteção.
Locais como condomínios, especialmente condomínios fechados de casas ou horizontais, são os alvos mais procurados pelos criminosos para roubos e invasões.
Por meio de um sistema de ronda eficiente, é possível identificar os pontos mais vulneráveis do local e realizar um trabalho de fortalecimento e bloqueio de segurança.
A adesão ao sistema de ronda é um recurso fundamental para tornar seu empreendimento mais seguro, pois ela ajuda a:
Contribuir para a organização e manutenção da ordem condominial;
Proteger a propriedade contra invasores;
Evitar prejuízos com roubos e vandalismos;
Proteger a vida de colaboradores e condôminos;
Agregar valor econômico com um local bem cuidado e protegido.
Colaborador responsável
O colaborador que estiver realizando a ronda de segurança no condomínio deve conhecer os deveres e as proibições previstos no regulamento interno, evitando o descumprimento das regras de convívio do local.
Durante a ronda, o vigilante deve ser orientado a manter a postura e ficar atento aos seus arredores, sempre cumprimentando os moradores para demonstrar sua atenção, além de identificar pessoas que não são conhecidas por ele.
Evitar fazer sempre o mesmo trajeto também é uma boa maneira de dificultar o entendimento de como funciona a rotina de segurança.
Quando a atuação é realizada em condomínio horizontal, de casas, o profissional precisa saber qual residência está vazia e qual é utilizada esporadicamente, para poder agir preventivamente logo que perceber algo fora do comum.
Em um condomínio clube em que atuo, além da ronda 24:00 horas, exclusiva para o condomínio, implantamos também totens com câmeras ligadas a central da empresa de segurança, que por sua vez, aciona a polícia. Estas ações complementaram nosso sistema de segurança preventiva em torno do condomínio, aumentando a sensação de segurança aos moradores.
Seu condomínio está precisando de uma administração mais eficiente? Então fale agora com a MK Síndico. Nossa equipe está preparada para cuidar do seu prédio.
Entre em contato conosco ou acesse nosso site e peça uma proposta.
✉ marcos@mksindico.com.br





Comentários